Resultados da autoavaliação
A UEM implantou o processo de autoavaliação Institucional dos programas stricto sensu por meio da Resolução no. 38/2019-CEP. O processo de autoavaliação no PGF vem sendo construído ao longo do último quadriênio, a partir do documento orientador para o preenchimento do relatório quadrienal, publicado em 2020, e a partir da ficha de avaliação contendo os resultados da avaliação Quadrienal para o período 2017-2020. Desse modo, os mecanismos de autoavaliação estão em constante aperfeiçoamento. A necessidade de tornar o processo de autoavaliação mais sistemático impulsionou a constituição de uma comissão permanente de autoavaliação em 2019, formada por 3 professores, 1 servidor técnico e 1 acadêmico. Atualmente, a comissão é formada pelo atual coordenador do PGF, Dr. Wagner Dalla Costa Félix, e pelos docentes que atuaram como coordenadores nos períodos imediatamente anteriores, Dr. Paulo Ricardo Martines e Dr. Max Rogério Vicentini, além da representante discente Débora Miriã Gomes dos Santos e da técnica Rosângela Scoaris.
A comissão realiza um trabalho constante de monitoramento das atividades do PGF em relação ao seu planejamento estratégico. As discussões no âmbito da área de avaliação são constantes, mediadas em grande parte pela ANPOF, e a atuação da coordenação da área na CAPES em prol da transparência e esclarecimentos dos processos avaliativos, em particular o aperfeiçoamento da autoavaliação dos Programas, foram grandes contribuições para os trabalhos do PGF nesse aspecto.
O Programa procura partir de um diagnóstico dos pontos fracos e fortes do programa baseado no diálogo interno, visto que o tamanho do corpo docente, que conta com 13 docentes permanentes, facilita o diálogo constante e o conhecimento aprofundado das atividades docentes realizados pelos demais colegas e pela coordenação do PGF. A esses procedimentos são acrescidos o desenvolvimento de instrumentos de avaliação na forma de questionários e formulários para a coleta de dados, disponibilizados online, a fim de facilitar a coleta de informações de discentes matriculados e egressos e permitir que cada docente faça por sua vez sua própria autoavaliação e indicação de suas produções de destaque, incluindo justificativas fundamentadas.
A comissão de autoavaliação tem como objetivos refletir sobre o percurso do PGF até o momento, procurando identificar as razões para a sua atual situação bem como apurar os elementos que poderiam nortear o seu futuro desenvolvimento, apontando ações individuais e coletivas que podem contribuir para o sucesso do Programa. Para o período da Avaliação Quadrienal 2021-2024, tendo como objetivo alcançar padrões de excelência que justifiquem a manutenção do Conceito 4 com sólida avaliação, a comissão compreendeu que há diversos aspectos em que o PGF deveria alcançar melhorias incrementais, aperfeiçoando práticas e processos já consolidados, e importantes aspectos em que deveria apresentar melhoras significativas, visando o planejamento de longo prazo do Programa, que incluiu, no quadriênio 2021-2024,a elaboração de seu projeto pedagógico de curso de Doutorado em Filosofia.
O relatório completo da autoavaliação está disponível aqui: