+

Oferta de disciplinas - 2º Semestre

DFL4004 - Tópicos Especiais de Metafísica II

Estudo, no âmbito da Filosofia contemporânea, das relações entre conhecimento e metafísica. Demarcação entre metafísica e ciência. A Metafísica como conhecimento possível e suas críticas. Ciência e Metafísica. Relações entre Filosofia e Ciência.O procedimento genealógico de Nietzsche

DFL4040 - Metafísica I

Estudo da natureza da Metafísica como ciência dos primeiros princípios, ciência do ser enquanto ser ou ciência teológica. Análise da relação entre predicação e ontologia. Reflexão sobre as noções de categoria do ser e homonímia; essência e acidente; substância, matéria e forma; potência e efetividade; dependência ontológica e anterioridade causal ou explicativa.

DFL4048 Topcis in Ontology

Ontology traditionally addresses the problem of what something is and that something is. The study of ontology questions modes and categories of being and their relations, such as existence, necessity, quantity and becoming, and the underlying assumptions of different ontological systems, such as realism, idealism, descriptivism and powers ontology. The course covers both classical and contemporary problems on the nature of being and entities in general.

DFL4062 Tópicos Especiais de Hermenêutica

Estudos sobre o problema da existência e da condição humana, com ênfase no diálogo crítico da filosofia com sua tradição. São temas de investigação os problemas da corporeidade, alteridade e intersubjetividade, da constituição do mundo vivido, da liberdade e autodeterminação, da dissolução das dicotomias clássicas entre sujeito e objeto e corpo e alma.

DFL4067 - Ontologia

Tradicionalmente, a ontologia aborda o problema do que algo é e de que algo é. O estudo da ontologia questiona os modos e as categorias do ser e suas relações, como existência, necessidade, quantidade e devir, e as pressuposições subjacentes de diferentes sistemas ontológicos, como realismo, idealismo, descritivismo e ontologia de poderes. O curso abrange problemas clássicos e contemporâneos sobre a natureza do ser e das entidades em geral