Seleção de Doutorado - Turma 2025

O Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Maringá divulga o Edital do Exame de Seleção de sua primeira Turma de Doutorado, com início previsto para o ano letivo de 2025.

O Exame de Seleção destina-se ao preenchimento de até 12 (doze) vagas no curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Filosofia.  Do total de vagas a serem ofertadas, 02 vagas atendem à política de ações afirmativas por meio do sistema de cotas para alunos negros e indígenas, sendo uma (01) vaga para negros/pardos e uma (01) vaga para indígenas.

Inscrições: 1º de dezembro de 2024 a 15 de janeiro de 2025.

Edital n° 012/2024-PGF

Modelo de Anteprojeto de Tese (o modelo inclui observações sobre os elementos do projeto somente para fins de esclarecimento e sugestões).

O Exame de Seleção para o Doutorado será realizado de forma inteiramente remota, permitindo a participação de pessoas candidatas sem a necessidade que se desloquem para a cidade de Maringá para a realização das provas.

O Exame consistirá das seguintes etapas:

I. Avaliação dos anteprojetos de Tese de Doutorado;

II. Entrevista com as pessoas aprovadas na Etapa I, na forma de arguição sobre o anteprojeto de pesquisa.

A suficiência em duas Línguas Estrangeiras, entre Inglês, Francês, Alemão ou Italiano,  poderá ser comprovada por meio da apresentação de certificados reconhecidos, nos termos do Edital aqui publicado, ou por meio de prova a ser aplicada às pessoas aprovadas em até 12 meses após o início do ano letivo de 2025. A aprovação em exame de línguas realizado para o Mestrado poderá ser aproveitada mediante apresentação de declaração ou certificado válido.

Leiam com atenção o Edital, e entrem em contato para tirar dúvidas!

clique aqui (a partir do dia 01/12/2024)

Nesta etapa o(a) candidato(a) deve fazer o cadastro no sistema, preencher todos os campos, gerar o boleto e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. Verifique com cuidado se está realizando a inscrição para o nível correto (Mestrado ou Doutorado) Baixe aqui o tutorial para preenchimento do sistema de inscrição online.