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A FILOSOFIA DA CIÊNCIA DE JOHN DEWEY E A DICOTOMIA FATO/VALOR: CIÊNCIA E ÉTICA

Natanael David Acevedo
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: 

A filosofia da ciência de John Dewey e a dicotomia fato/valor: ciência e ética

Título em língua estrangeira:   The philosophy of science of John Dewey and the dichotomy fact/value: science and ethics
Autor:   Acevedo, Natanael David 
Orientador:   Vicentini, Max Rogério
Linha de Pesquisa: Metafísica e Conhecimento
Resumo  

O objetivo desta dissertação foi o de investigar a proposta da filosofia da ciência de John Dewey. Particularmente, mostrou-se como a construção de suas teses nesse sentido foi desenvolvida em contraponto à dicotomia fato/valor. A filosofia da ciência do começo do século XX muitas vezes postulou que o conhecimento e a pesquisa científica deveriam ser reservados ao estudo dos fatos, isto é, daquilo que é real e verdadeiro acerca do mundo. Nesse procedimento científico, o conhecimento e os conceitos valorativos deveriam permanecer apartados do cotidiano investigativo do cientista. Assim, a moral e a ética, junto com outras formas de pesquisa consideradas no âmbito dos valores, não seriam capazes de produzir verdades sobre o mundo, apenas conceituações subjetivas, pertencentes a casos individuais, dos quais conceitos objetivos e aplicáveis a todos não seriam possíveis. Diante desse quadro, a proposta  da dissertação  é  a de  investigar quais  as  concepções  na  obra deweyana que permitem uma interpretação da filosofia da ciência sem culminar em dicotomias, em especial naquela que separa fatos e valores das atividades levadas a cabo pela ciência. Para tanto, iniciamos com a apresentação do panorama geral que diz respeito à dicotomia fato/valor na filosofia da ciência. Primeiro, valemo-nos de textos nos quais Dewey expõe sua rejeição aos postulados dicotômicos, seguidos por uma interpretação desse aspecto através da crítica elaborada contemporaneamente. Finalizamos o quadro geral introduzindo algumas bases filosóficas do pragmatismo deweyano, a fim de que o leitor se familiarize com os conceitos dessa escola, por meio das ideias de Peirce e James. Na sequência, buscou-se contemplar a proposta  de  Dewey  para  a  filosofia  da  ciência  através  dos  conceitos  de  investigação  e situação, que permitem defender nossos argumentos nesta pesquisa. Finalmente, concluímos que a filosofia deweyana não corrobora as teses da dicotomia, mas se distancia delas e considera que os valores estão presentes em todo momento da investigação científica, sendo responsabilidade   de   seus   praticantes   que   tal   investigação   seja   conduzida   visando consequências éticas.

Palavras-chave: Filosofia da ciência; dicotomia fato/valor; John Dewey; investigação, situação.
Abstract:  The scope of this dissertation was to analyze John Dewey’s proposal for a philosophy of science. Notably, we show how the development of his theses in this direction was a counterpoint to the fact/value dichotomy. Early 20th  century philosophy of science many times postulated that knowledge and scientific research should be reserved to the study of facts, that is, that which is real and true about the world. This scientific endeavor kept value knowledge and concepts apart from the scientist’s daily concerns. Thus, moral and ethics, along with other investigative means under the value terminology, would not be capable of conceiving any sort of truth about the world, only subjective conceptions, related to individual cases,  from  which  objective concepts  applicable to  all  cases  is  not  possible. Given  this situation, our intention here is to investigate which features of Dewey’s work allow for an interpretation of philosophy of science that does not embrace a dichotomy, particularly one who separates facts from values in science activities. To do so, we began with a general overview concerning the fact/value dichotomy in philosophy of science. First, we make use of some  of Dewey’s writings  in  which  he lays  out  his  rejection  of dichotomist  postulates, followed  by  a  perspective  of  this  aspect  through  a  contemporary  criticism.  After  this overview, we present some philosophical bases for Dewey’s pragmatism thru the ideas of Peirce and James, so that the reader might become acquainted with its concepts. Following, we contemplate Dewey’s proposal for philosophy of science by means of the concepts of investigation and situation, which will allow us to hold our initial arguments in this research. Finally, we conclude that Dewey’s philosophy does not partake in the dichotomist theses, but stands apart from them so to regard values to be present in every aspect of scientific investigation,   making   it   so   that   ethical   consequences   of   such   endeavor   become   a responsibility of its practitioners
Keywords:

Philosophy  of  science,  fact/value  dichotomy,  John  Dewey, investigation, situation.

Temas: 

Ciência; Filosofia; Dicotomia fato/valor; Investigação; Filosofia da ciência; John Dewey;

Língua: Português
Citação: 

Acevedo, Natanael David. A filosofia da ciência de John Dewey e a dicotomia fato/valor: ciência e ética. Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes. Maringá, 2017.

Data:  2017
Arquivo: Acevedo, Natanael David. A filosofia da ciência de John Dewey e a dicotomia fato/valor: ciência e ética. Maringá, 2017.
Repositório:  http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2753