O DEBATE ENTRE LUKÁCS E BLOCH ACERCA DO EXPRESSIONISMO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ESTÉTICA MARXISTA
Doralice de Lima Barreto
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | O debate entre Lukács e Bloch acerca do Expressionismo e suas contribuições para a Estética Marxista |
Título em língua estrangeira: |
THE DEBATE BETWEEN LUKÁCS AND BLOCH ABOUT EXPRESSIONISM AND ITS CONTRIBUTIONS TO MARXIST AESTHETICS |
Autor: | Barreto, Doralice de Lima |
Orientador: | Oliveira, Robespierre de |
Linha de Pesquisa: | Estética e Filosofia Social |
Resumo: | O presente trabalho apresenta, a partir do debate sobre o expressionismo, as considerações de Ernst Bloch e György Lukács acerca do realismo e seus posicionamentos sobre o expressionismo. Tendo cada um tomado partido a favor ou contra às artes de vanguarda, em particular ao expressionismo, buscamos compreender os motivos que levaram dois pensadores que se revindicam marxistas a tomarem cada qual um posicionamento diante da discussão, instigada principalmente na revista Das Wort. Para a realização desta pesquisa, foi importante dar atenção ao momento histórico vivenciado por intelectuais e artistas que debatem sobre o tema nos anos 30: a situação da Alemanha, o período das guerras e das revoluções socialistas. Foi, também de grande importância, abordar o movimento expressionista e suas características marcantes em seus variados gêneros. O período em que ocorre tal debate era momento de exílio de artistas e intelectuais perseguidos pelo regime fascista. As guerras e os saltos revolucionários da classe proletária colocaram as problematizações éticas e estéticas na ordem do dia. Na tentativa de responder questionamentos tão profundos e reavaliar as crises econômicas e políticas, e como isso refletia na arte, filósofos e artistas se empenharam nas diversas ramificações para responder dentre os acontecimentos, ao cenário catastrófico das disputas imperialistas. Buscamos enfatizar a saída apontada pelos ideais socialistas ao qual Lukács defende o papel da arte na sociedade em favor do realismo crítico como método tendo em grandes nomes dos romances burgueses do séc. XIX como Balzac e Tolstoi, suas referências. Por outro lado, tratamos de evidenciar em Bloch e Brecht a discordância dessa visão “fechada” da realidade e do realismo de Lukács enquanto método de figuração. Expomos em cada um, partindo de sua visão de mundo e criação artística, a importância de renovar o olhar sobre a realidade, a visão de totalidade e sobre o realismo. Em Bloch, buscamos apontar sua concepção sobre a arte como portadora da utopia concreta que aponta para a possibilidade de concretizar conteúdos latentes que ainda não vieram a ser. Nesse sentido a arte é compreendida através do conceito como Vor-Schein e paisagens do sonho que apresentam o conteúdo utópico presente nas obras de arte como antecipação da realização das possibilidades, dentre elas, uma sociedade sem classes. |
Palavras-chave: | Expressionismo, Realismo, Bloch, Lukács, Arte. |
Abstract: | The present work presents, from the debate on expressionism, the considerations of Ernst Bloch and György Lukács about realism and their positions on expressionism. Having each taken sides in favor or against the avant-garde arts, in particular expressionism, we seek to understand the reasons that led two thinkers who claim to be Marxists to each take a position in the discussion, instigated mainly in the Das Wort magazine. In order to carry out this research, it was important to pay attention to the historical moment experienced by intellectuals and artists who debated the theme in the 1930s: the situation in Germany, the period of wars and socialist revolutions. It was also of great importance to address the expressionist movement and its striking features in its various genres. The period in which this debate takes place was a time of exile for artists and intellectuals persecuted by the fascist regime. The wars and the revolutionary leaps of the proletarian class have placed ethical and aesthetic questions on the order of the day. In an attempt to answer such deep questions and reassess the economic and political crises, and how this reflected in art, philosophers and artists engaged in various ramifications to respond among the events, to the catastrophic scenario of imperialist disputes. We seek to emphasize the way out indicated by the socialist ideals to which Lukács defends the role of art in society in favor of critical realism as a method having in great names of the bourgeois novels of the century. XIX as Balzac and Tolstoy, their references. On the other hand, we tried to highlight in Bloch and Brecht the disagreement with this “closed” view of reality and Lukács’ realism as a method of figuration. We expose in each one, starting from their vision of the world and artistic creation, the importance of renewing the look on reality, the vision of totality and on realism. In Bloch, we seek to point out his conception of art as the bearer of the concrete utopia that points to the possibility of materializing latent contents that have not yet come to be. In this sense, art is understood through the concept as Vor-Schein and dream landscapes that present the utopian content present in works of art as an anticipation of the realization of possibilities, including a classless society. |
Keywords: | Expressionism, Realism, Bloch, Lukács, Ar |
Temas: | Estética (Filosofia), Expressionismo, Realismo, Lukács. |
Língua: | Português |
Citação: | Barreto, Doralice de Lima. O debate entre Lukács e Bloch acerca do Expressionismo e suas contribuições para a Estética Marxista / Doralice de Lima Barreto. Maringá, PR, 2021. 163 f.: il. color. |
Data: | 2021 |
Arquivo: | Barreto, Doralice de Lima. O debate entre Lukács e Bloch acerca do Expressionismo e suas contribuições para a Estética Marxista / Doralice de Lima Barreto.Maringá, PR, 2021 |
Repositório: |