O ÚLTIMO DEUS: Uma investigação do lugar ontológico dos deuses no pensamento do Heidegger
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | O ÚLTIMO DEUS: Uma investigação do lugar ontológico dos deuses no pensamento do Heidegger |
Autor: |
Silva, Marcos Ricardo da |
Orientador: | Roberto S. Kahlmeyer-Mertens |
Linha de Pesquisa: | Estética e Filosofia Social |
Resumo: | Após 1930, Heidegger introduz, em sua filosofia, o tema do último deus e dos deuses. Para o filósofo, um novo deus, alicerçado em um pensamento filosófico não metafísico, pode trazer um outro começo para a história. Em uma famosa entrevista dada à revista “Der Spiegel”, que deveria ser publicada somente após sua morte, Heidegger argumenta que: “Já só um deus nos pode ainda salvar”. O filósofo propõe esse deus. Uma parte de sua filosofia, Heidegger dedica a nos mostrar esse outro deus, como um meio para reiniciar a história, uma outra história que o filósofo chamava de “grande tranquilidade” (die Große Stille). Este trabalho visa a uma análise do último deus e dos deuses, tal qual aparece no pensamento tardio de Heidegger. Para isso, utilizamos os textos em que Heidegger trata da questão do último deus e dos deuses, especificamente as Obras Contribuições à filosofia e Meditação, assim como os escritos sobre Parmênides, Heráclito e Anaximandro, além do estudo feito pelo filósofo sobre Hölderlin. A presente pesquisa é uma tentativa de esclarecer o lugar ontológico do último deus e dos deuses na ontologia de Heidegger, qual seja: o encobrimento do ser. Para isso, é mostrada a relação do último deus com o ser. Para esclarecermos o lugar ontológico dos deuses, este texto apresenta a interpretação de Heidegger sobre a aletheia e physis, pois o encobrimento do ser, lugar onde Heidegger insere filosoficamente o último deus, está relacionado ao desencobrimento (= aletheia) e encobrimento do seer (seyn), à clareira do encobrir-se. Além disso, este texto evidencia o nexo entre o último deus e o primeiro, início da filosofia junto aos pré-socráticos, tal qual intepretação de Heidegger, encaminhando àquilo que o filósofo chamava de outro início. Isso porque a physis aparecerá como o sagrado e o sagrado como o próprio ser. Ademais, há o âmbito mais fundamental e separado dos deuses, aquilo mesmo que dá a divindade aos deuses. Além de esclarecer o que é o último deus e o seu lugar ontológico, esta pesquisa mostra os caminhos do vir-ao-encontro entre deuses e homens, pois, além de oferecer um outro deus, Heidegger nos fala sobre um contato entre deuses e humanos. Diante disso, foi tentativa desta pesquisa mostrar como isso se efetiva. |
Palavras-chave: | último deus; deuses; encobrimento do ser; aletheia; physis; seer; sagrado. |
Abstract: | After 1930, Heidegger introduces the theme of the last god and gods into his philosophy. For the philosopher, a new god, grounded in a non-metaphysical philosophical thought, can bring another beginning to history. In a famous interview given to the magazine “Der Spiegel” that was to be published only after his death, Heidegger argues that: “Only a god can save us now”. The philosopher proposes this god. A part of his philosophy Heidegger dedicates to showing us this other god, as a means to restart history, another history that the philosopher called “great tranquility” (die Große Stille). This work aims to analyze the last god and the gods as it appears in Heidegger's later thought. For this, we will use the texts that Heidegger deals with the question of the last god and the gods, specifically the Works Contributions to philosophy and Meditation, as well as the writings on Parmenides, Heraclitus and Anaximander, in addition to the study made by the philosopher on Hölderlin. The present research clarifies the ontological place of the last god and the gods in Heidegger's ontology, namely: the concealment of Being. For this, the relationship of the last god with the Being is shown. In order to clarify the ontological place of the gods, this text presents Heidegger's interpretation of aletheia and physis, since the concealment of Being, the place where Heidegger philosophically inserts the last god, is related to the uncovering (= aletheia) and concealment of the being (seyn), to the clearing of concealment. In addition, this text highlights the nexus between the last god and the first beginning of philosophy with the pre-Socratics such as Heidegger's interpretation, leading to what the philosopher called another beginning. For physis will appear as the s acred. And the sacred as being itself. More fundamental and separate realm of the gods, the very thing that gives divinity to the gods. In addition to clarifying what the last god is and its ontological place, this research shows the paths of coming-to-meeting between gods and men. Because in addition to offering another god, Heidegger tells us about a contact between gods and humans, showing how this happens was also one of the attempts of this research. |
Keywords: | Last god; Gods; concealment of Being; aletheia; physis; the being; Sacred |
Temas: | 1.último deus; 2.deuses; 3. sagrado. |
Língua: | Português |
Citação: | O último deus : uma investigação do lugar ontológico dos deuses no pensamento do Heidegger / Marcos Ricardo da Silva. -- Maringá, PR, 2022. 197 f. |
Data: | 2022 |
Arquivo: | O último deus : uma investigação do lugar ontológico dos deuses no pensamento do Heidegger / Marcos Ricardo da Silva. -- Maringá, PR, 2022. |
Repositório | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA |