O PARADOXO DE MÊNON E A NOÇÃO PLATÔNICA DE CONHECIMENTO
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | O PARADOXO DE MÊNON E A NOÇÃO PLATÔNICA DE CONHECIMENTO |
Título em língua estrangeira: | Meno’s Paradox and the platonic notion of knowledge |
Autor: |
Barbosa, Rodolfo Izaias |
Orientador: | Ferreira, Mateus Ricardo Fernandes |
Linha de Pesquisa: | Metafísica e Conhecimento |
Resumo: | O presente estudo visa discutir as condições, interpretações e desdobramentos do paradoxo apresentado pelo personagem Mênon, em diálogo homônimo de Platão, que, grosso modo, levanta o problema de „como procurar aquilo que não se conhece?‟ (cf. 80d5-e). Sob um claro ataque à sua admissão de ignorância, constante nos chamados diálogos socráticos, o personagem Sócrates reformula três questões colocadas por Mênon, propondo um dilema construtivo, e apresenta a Teoria da Rememoração (ἀλάκλεζηο) como resposta a esse dilema. Sócrates demonstra (ἐπηδείμσκαη) essa teoria, a pedido de Mênon, por meio de uma conversa com um escravo leigo a fim de fazê-lo rememorar conhecimentos geométricos. As interpretações variam, sobretudo, acerca da problemática colocada por Mênon, a saber, se ele pressupõe um estado cognitivo de vazio mental ao fazer suas questões, se ele duvida da possibilidade de uma resposta suficiente à pergunta “o que é?” (ηί εζηί) ou mesmo se ele atenta para tipos possíveis de definições, requeridas pela pergunta “o que é?”. Longe de tomar o argumento “erístico” (ἐξηζηηθὸλ) de Mênon como uma mera „trapaça verbal‟, a longa resposta de Platão, baseada na Teoria da Rememoração, mostra que do impasse originado pelo paradoxo surgem importantes questões sobre a natureza da investigação, do conhecimento e do aprendizado. Nesse sentido, além de justificar o seu método caracteristicamente refutativo e sua frequente admissão da própria ignorância, sobretudo por meio do exame realizado com o escravo sobre um problema geométrico e a posterior menção às crenças verdadeiras, Sócrates avança com afirmações epistemológicas fortes, garantindo um horizonte metafísico para o seu método investigativo, em que algum tipo de inatismo é postulado precisamente para responder à integralidade da problemática colocada pelo paradoxo. |
Palavras-chave: | Paradoxo de Mênon, epistemologia antiga, Platão. |
Abstract: | The present study aims to discuss the conditions, the interpretations and the outcomes of the paradox which the character Meno introduces in the homonymous Plato‟s dialogue. Roughly speaking, Meno raises the puzzle of „how to search for what is not known‟ (cf.80d5-e). The character Socrates, after a clear attack on his admission of ignorance, reformulates the puzzle into a constructive dilemma and introduces the recollection theory (ἀλάκλεζηο) as an answer to the puzzle. At Meno‟s request, Socrates demonstrates (ἐπηδείμσκαη) that theory with a conversation with a untutored slave to make him recollect geometrical knowledge. There are many interpretations about what is really involved in Meno‟s puzzle, namely whether he presupposes a cognitive state of mental blankness, whether he doubts the possibility of reaching a satisfactory answer to the “what is it?” (ηί εζηί) question, or even whether he attempts to distinguish possible kinds of definitions that answer the “what is it?” question. Far from deeming Meno‟s “eristic” (ἐξηζηηθὸλ) puzzle a „verbal trickery‟, Plato develops a long answer to it on the basis of the recollection theory, so that important questions about the nature of inquiry, knowledge and learning originate from the puzzle. In short, besides justifying his characteristically refuting method and his usual admission of ignorance, Socrates advances strong epistemological statements along the exam carried out with the slave on a geometric problem and ensures, above all, a metaphysical horizon for his investigative method: some kind of innateness is postulated in order to solve Meno‟s puzzle. |
Keywords: | Meno’s paradox, ancient epistemology, Plato. |
Temas: | 1.Filosofia Antiga; 2. Platão; 3. Epistemologia |
Língua: | Português |
Citação: | O PARADOXO DE MÊNON E A NOÇÃO PLATÔNICA DE CONHECIMENTO / Rodolfo Izaias Barbosa, Maringá, PR, 2022, 130f. |
Data: | 2022 |
Arquivo: | O PARADOXO DE MÊNON E A NOÇÃO PLATÔNICA DE CONHECIMENTO / Rodolfo Izaias Barbosa, Maringá, PR, 2022, |
Repositório | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA |