Nota de Pesar - Falecimento do Professor Newton da Costa
É com profundo pesar e consternação que o Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Maringá lamentam o falecimento do Professor Newton Carneiro Affonso da Costa, ocorrido na noite de 16 de abril, em Florianópolis, aos 94 anos.
A contribuição de Newton da Costa para o desenvolvimento da Lógica no Brasil é imensa. Ele foi o fundador da lógica paraconsistente, uma das vertentes da lógica contemporânea, em que contradições podem ser analisadas sistematicamente sem o perigo de falsificação da teoria estudada. Essa contribuição de Newton da Costa foi considerada por Georg von Wright uma das grandes novidades em Lógica na segunda metade do século XX. As lógicas paraconsistentes têm revolucionado a abordagem em diversas áreas do conhecimento, como a Filosofia, a Matemática, a Computação, o Direito, entre outras.
Newton da Costa nasceu em Curitiba, em 16 de setembro de 1929, e graduou-se em Engenharia Civil (1952) e Matemática (bacharelado, 1955; licenciatura, 1956) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Lá iniciou sua carreira docente e de pesquisador, liderando um importante grupo de pesquisa em Lógica e Álgebra. Ele obteve a Livre-Docência (1960), o título de Doutor em Análise Matemática e Análise Superior (1961) e tornou-se professor catedrático de Análise Matemática e Análise Superior (1964) na Universidade Federal do Paraná. Ele foi professor titular da Universidade de São Paulo (USP) atuando no Instituto de Matemática e Estatística (IME) e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Newton da Costa também atuou na instalação do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp e é membro fundador do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp, importante centro de formação, pesquisa e difusão de lógica e de filosofia da ciência no Brasil e na América Latina.
Até sua transferência para São Paulo em 1970, Newton da Costa atuou fortemente para o desenvolvimento da matemática no Paraná, sendo um dos fundadores da Sociedade Paranaense de Matemática (SPM) e de seu Boletim (BSPM), o mais antigo jornal acadêmico de matemática brasileiro que, desde 2002, têm sua sede no Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Talentoso e carismático, ele não apenas alcançou resultados inéditos e internacionalmente reconhecidos. Ele fez escola, congregando estudantes e pesquisadores. Newton da Costa amava a beleza em suas diversas formas: na poesia, na música, na abstração lógica e matemática. Dentre suas inúmeras qualidades, ressaltavam-se seu espírito jovial, seu bom-humor e sua criatividade. Mestre exigente e generoso, ele foi muito importante para a fundação e a consolidação dos estudos em lógica no país desde o princípio de sua carreira nos 1950, tendo formado dezenas de estudantes e pesquisadores do Brasil e do exterior.
Newton da Costa tornou-se um dos cientistas brasileiros mais citados e homenageados internacionalmente. Dentre os inúmeros prêmios recebidos, destacam-se o Prêmio Jabuti em Ciências Exatas (1995), a Medalha da Ordem do Pinheiro do Governo do Estado do Paraná, por mérito científico (1996), a Medalha do Mérito Científico “Nicolau Copérnico”, outorgado pela Universidade de Toruń, na Polônia (1998), a Medalha do Mérito Científico da Universidade Federal do Paraná (1998) e o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Ele foi o primeiro brasileiro eleito para o Instituto Internacional de Filosofia (França, 1989) e para a Academia Internacional de Filosofia da Ciência (Bélgica, 2009).
Newton da Costa gravou, em 2015, o documentário Espírito de Contradição, dirigido por Fernando Severo (disponível na plataforma YT: https://www.youtube.com/watch?v=8gKKabtLA_U&t=10s). Em 2021, Newton da Costa concedeu entrevista ao projeto de extensão Conexão Ciência C2, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM (https://conexaociencia.com.br/o-parana-na-historia-da-paraconsistencia/).
À família de Newton da Costa, seus amigos e colegas, oferecemos nossas condolências e solidariedade neste momento de dor e despedida, certos de que sua memória e seu legado permanecerá vivo toda vez que a Lógica, a Filosofia e a Ciência forem cultivadas entre nós.