Linha de Pesquisa: Metafísica e Conhecimento
Metafísica e Conhecimento
A linha de pesquisa “Metafísica e Conhecimento” é constituída por um conjunto específico de temas problematizados ao longo da História da Filosofia, seja sob a forma de uma investigação sobre o ser e os modos de dizê-lo, ou sob a forma da investigação da gênese e da justificação do conhecimento. Sendo assim, esta linha poderá abordar a questão da gênese e da justificativa da própria metafísica enquanto ciência, bem como sua relação, de um lado, com os objetos da fé e, de outro lado, com as demais ciências, notadamente a matemática e a física. Neste âmbito, é importante a discussão do status de ciência primeira e de fundamento das outras ciências tradicionalmente atribuído à metafísica. Consequentemente, um ponto importante diz respeito à recepção do aristotelismo na Idade Média, principalmente quanto ao estatuto da metafísica e da teologia assumido a partir da segunda metade do século XIII. Juntamente com o problema da constituição da metafísica como ciência e sua relação com as demais ciências, estão articuladas questões relativas à investigação e determinação da natureza como tal, bem como questões sobre a origem e os limites do conhecimento humano, que tanto preocuparam os modernos. Questões como a matematização da natureza, a valorização do conhecimento empírico e o estabelecimento de um método adequado para a ciência figuram como constituintes do projeto moderno de fundamentação do conhecimento, seja em sua forma racionalista, seja em sua forma empirista. O problema do conhecimento ainda está fortemente ligado à reflexão sobre o aparato cognitivo, as faculdades da mente aí envolvidas, suas funções e operações peculiares. Portanto, as questões clássicas sobre a incorruptibilidade da alma, sobre as suas potências cognitivas e sua relação com os sentidos serão contempladas por esta linha. A fim de equacionar os problemas metafísicos vinculados ao conhecimento, como a natureza e os critérios da certeza racional, a descrição teórica da cognição e da mente, a ontologia dos objetos teóricos e a lógica a ela subjacente, recorrer-se-á à História da Filosofia e aos métodos analíticos e lógico-formais apropriados. Essa abordagem pode ser aplicada tanto a problemas metafísicos e epistêmicos clássicos quanto a novos problemas pertinentes à discussão historiográfica da ciência e da sua crescente inter-relação com a técnica e suas consequências. Com isso, pretende-se que a tradição filosófica seja apreciada à luz das questões filosóficas e científicas próprias do nosso tempo.