Arte e resistência: reflexões sobre a noção de engajamento em Jean-Paul Sartre

Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Arte e resistência: reflexões sobre a noção de engajamento em Jean-Paul Sartre
Autor: Ribeiro, Iara Cristina
Orientador: Perius, Cristiano
Linha de Pesquisa: Estética e Filosofia Social
Resumo: Este estudo constitui uma reflexão sobre o engajamento da obra de arte
literária e teatral. Jean-Paul Sartre descreve um conjunto de elementos constitutivos para uma arte que, a partir da situação histórica do artista, estimule o despertar do público, de forma a fazê-lo tomar consciência de sua liberdade, chamando-o a refletir sobre a condição humana. As situações limites, a partir dos dilemas morais que acompanham as personagens tanto da literatura, quanto do teatro, apontam para a liberdade de escolha. Na busca de explorar o engajamento, iremos destacar alguns conceitos importantes para compreender o pensamento sartriano. Os principais conceitos que analisaremos são: ser-para-si, negatividade, angústia, historicidade, generosidade e apelo. O que determina a relação entre estes conceitos, provenientes de O ser e o nada (ser-para-si, negatividade e angústia) e Que é a literatura? (historicidade, generosidade e apelo) é a perspectiva de análise do engajamento em três níveis ou camadas constitutivas, a saber, o engajamento da literatura (nível 1), o engajamento da arte (nível 2) e o engajamento da práxis humana (nível 3). A fim de analisar o teatro de Sartre, escolhemos a peça As mãos
sujas. O engajamento visível nesta obra é notável. Por fim, apresentamos a peça Corda bamba, da Cia Pedras Teatro Circo. O dilema moral, a conscientização do público, entre outros elementos, aproximam o contexto da peça aos conceitos de Sartre. A conclusão da pesquisa aponta um caminho válido para pensar a possibilidade da arte engajada, consciente da responsabilidade humana em seu comprometimento com ações efetivas contra o determinismo e a favor da emancipação do indivíduo.


Palavras-chave: Resistência; Arte; Jean-Paul Sartre; Engajamento.
Résumé:  Cette étude constitue une réflexion sur l’engagement des œuvres d’art littéraires et théâtrales. Jean-Paul Sartre décrit un ensemble d'éléments constitutifs d'un art qui, à partir de la situation historique de l'artiste, stimule l'éveil du public, afin de le faire prendre conscience de sa liberté, l'appelant à réfléchir sur la condition humaine. Les situations limites, fondées sur les dilemmes moraux qui accompagnent les personnages de la littérature et du théâtre, témoignent de la liberté de choix. En cherchant à explorer l’engagement, nous mettrons en évidence quelques concepts importants pour comprendre la pensée sartrienne. Les principaux concepts que nous analyserons sont : l'être pour soi, la négativité, l'angoisse, l'historicité, la générosité et l'attrait. Qu’est-ce qui détermine le rapport entre ces concepts issus de « L’être et le néant » (l’être pour soi, la négativité et l’angoisse) et « Qu’est-ce que la littérature ? (Historicité, générosité et attrait) est la perspective d’analyser l’engagement à trois niveaux ou couches constitutifs, à savoir l’engagement de la littérature (niveau 1), l’engagement de l’art (niveau 2) et l’engagement de la práxis humaine (niveau 3). Afin d’analyser le théâtre de Sartre, nous avons choisi la pièce « Les Mains Sales ». L’engagement visible dans ce travail est remarquable. Enfin, nous présentons la pièce Corda bamba, de la Cia Pedras Teatro Circo. Le dilemme moral, la
sensibilisation du public, entre autres éléments, rapprochent le contexte de la pièce des concepts de Sartre. La conclusion de la recherche indique une manière valable de penser la possibilité d'un art engagé, conscient de la responsabilité humaine dans son engagement dans des actions efficaces contre le déterminisme et en faveur de l'émancipation de l'individu.
 
Mots-clés: Résistance; Art ; Jean-Paul Sartre; Engagement.
Língua: Português
Citação:

1. Resistência - Arte. 2. Engajamento. 3. Arte. 4. Sartre, Jean-Paul, 1905-1980 - Crítica e interpretação. I. Perius, Cristiano, orient. II. Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Departamento de Filosofia. Programa de Pós Graduação em Filosofia. III. 

Data: 2024
Arquivo:

Ribeiro, Iara Cristina
Arte e resistência : reflexões sobre a noção de engajamento em Jean-Paul Sartre / Iara Cristina Ribeiro. -- Maringá, PR, 2024.

Repositório  UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA